A Origem da Raça

Em 1937 o governo da  África do Sul lançou um desafio ao pesquisador Jan Bonsma para melhorar qualidade do rebanho nacional. Criar uma raça de gado de corte que fosse resistente ao clima tropical e produtivo. Vários cruzamentos foram avaliados criteriosamente pelo pesquisador e zootecnista Jon Bonsma até chegar a um animal 3/16 Hereford , 3/16 Shorthom e 5/8 Afrikaner com excelente eficiência funcional. É a única raça de gado de corte produzida pela ciência, cuja base é, fertilidade, musculatura, adaptação, docilidade e excelente qualidade da carne. O nome da raça é uma homenagem ao professor Bonsma e a estação experimental de Mara; BONSMARA. Em 1963 foi criada a Associação Sul-Africana de Criadores de Bonsmara.

2page_img1

 
 
 
 
 
 
 
Prof. JAN bonsma

Na conjuntura da indústria pecuária não é fácil ser um pecuarista bem sucedido. Um produtor deve criar animais que sejam adaptados, férteis, funcionalmente eficientes e hábeis conversores de alimentos, para que o rebanho ofereça produtos finais valiosos para o homem. Em outras palavras, todo e qualquer conceito referente à pecuária tem que ser medido em termos de sua eficiência.
Foi exatamente o que tentei fazer durante os meus 50 anos de pesquisa. Não seria possível que eu abordasse a questão da pecuária sem conduzir pesquisas, que nada mais são do que esforços sérios, objetivos, persistentes, inteligentes e direcionados à aquisição de conhecimentos acerca de um assunto específico. O espírito da pesquisa é a devoção à verdade e uma insistente necessidade de alcançar uma melhor compreensão. 
Esta é a minha história. Ela fornece evidências para substanciar uma reivindicação especial. Nenhuma outra raça de gado sintético de corte teve a sua criação orientada por tantas pesquisas quanto a raça Bonsmara. O objetivo da pesquisa e reflexão sempre foi o animal por inteiro, com todo o seu potencial genético interagindo com todo o seu meio ambiente.

Afrikaner x Hereford x Shorthorn = Bonsmara